Tema: Maná – Deus alimenta os israelitas
1- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos agradecer a Deus pelo alimento, porque Ele é Deus provedor, nos sustenta a cada dia !
2- Quebra-Gelo: Qual é a sua comida preferida?
3- Versículo para Memorizar: – “Comerão abundantemente, e se fartarão, e louvarão o nome do SENHOR.”
Joel 2:26
4- Leitura da Bíblia: Êxodo 16:1-35
5- Mensagem: Muitos dias se passaram, depois que o povo de Israel saiu do Egito, e a comida acabou. Ali, no deserto, todos eles começaram a reclamar contra Moisés e Arão, dizendo assim: Teria sido melhor que o SENHOR tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade. O SENHOR Deus disse a Moisés: Diga ao povo que hoje à tarde, antes de escurecer, eles comerão carne. E amanhã de manhã comerão pão à vontade. Aí ficarão sabendo que eu, o SENHOR, sou o Deus deles. À tarde apareceu um grande bando de codornas; eram tantas, que cobriram o acampamento. E no dia seguinte, de manhã, havia orvalho em volta de todo o acampamento. Quando o orvalho secou, por cima da areia do deserto ficou uma coisa parecida como flocos brancos. Os israelitas viram aquilo e não sabiam o que era. Então perguntaram uns aos outros: — O que é isso? Moisés lhes disse: — Isso é o alimento que o SENHOR está mandando para vocês comerem. Quando as pessoas provaram, perceberam que tinha gosto de bolo de mel. Deram a esse alimento o nome de maná, que significa “que é isto”? Moisés disse aos israelitas: Todas as manhãs vocês encontrarão o maná sobre a terra. Levantem cedo e colham o suficiente para o dia inteiro, mas não guardem nada para o dia seguinte. Mas alguns não obedeceram à ordem de Moisés e guardaram uma parte daquele alimento. E no dia seguinte o que tinha sido guardado estava cheio de bichos e cheirava mal. Aí Moisés ficou muito irritado com eles. Todas as manhãs cada um pegava o necessário para comer naquele dia, pois o calor do sol derretia o que ficava no chão. Na sexta-feira, Moisés disse ao povo que colhesse maná suficiente para dois dias, porque Deus não enviaria maná no sábado. Mas algumas pessoas não deram ouvidos a Moisés. Todas as outras noites da semana o maná que sobrava se estragava. Elas pensaram que ele também se estragaria na sexta à noite. Mas na noite de sexta-feira ele não se estragou e no sábado não havia maná sobre a terra. Depois da primeira semana, todos entenderam que precisavam obedecer às instruções de Deus. Durante quarenta anos, enquanto estava no deserto, o povo de Israel teve maná para comer! Deus o alimentou! (Líder, depois de contar esta história, você pode fazer um encenação com as crianças. Personagens: Deus, Moisés, Arão, israelitas ( o líder pode ir narrando a história). Materiais para a encenação: um tecido cor clara (representando o deserto) , Pipoca (representando o maná) pedacinhos de carne ou de salgadinhos (representando as codornas).2- Quebra-Gelo: Qual é a sua comida preferida?
3- Versículo para Memorizar: – “Comerão abundantemente, e se fartarão, e louvarão o nome do SENHOR.”
Joel 2:26
4- Leitura da Bíblia: Êxodo 16:1-35
6-Aplicação: O Senhor sustentou os israelitas durante todo o tempo que eles andaram no deserto, quando deixaram o Egito, e partiram para a terra prometida, Canaã. Deus é fiel e cuida das necessidades dos seus filhos. Tenha um coração grato ao Senhor. A cada dia agradeça pelo que Ele tem te dado a você. Agradecimento é o segredo para ser abençoado! (Líder, repita o versículo com as crianças. E peça para as crianças orarem umas pelas outras, para que Deus supra as suas necessidades e que elas creiam em Deus, profetizando fartura nos seus lares! (Faça um bolo ou pão de mel e distribua para as crianças).
7- Exercício de fixação: Algumas atividades – sugestões: 1º ) Faça uma salada de frutas para as crianças 2º ) Desenhar e pintar o alimento preferido 3º ) Jogo: “Adivinhe o cheiro” – Divida as crianças em dois grupos. Com os olhos fechados, as crianças terão que adivinhar que alimento estão cheirando (cebola, salgadinho,goiaba, limão,etc) ganha o grupo que mais acertar qual é o alimento. No final da(s) atividade (s) agradeça a Deus junto com as crianças pelos diferentes alimentos que o Senhor criou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário